Tipos de cabelo: como escolher o produto ideal para os seus fios?

Tipos de cabelo: como escolher o produto ideal para os seus fios?

Conhecer os tipos de cabelo é crucial para qualquer pessoa que deseja iniciar um novo tratamento eficiente com produtos que se adequam perfeitamente aos fios. Desse modo, se esse é o seu caso, entenda mais sobre o assunto. 

Quais tipos de cabelo existem?

Existem os tipos de cabelo ondulados, lisos, cacheados e crespos. Além disse, vale saber que cada um deles se dividem em categorias que vão de A à C. Desse modo, quando os fios não se adequam a última letra, ele muda de categoria. 

Tipos de cabelo: como escolher o produto ideal para os seus fios?
O Brasil é um país que possui uma grande pluralidade de tipos de cabelo. Imagem de lookstudio no Freepik

Como escolher o produto ideal segundo os tipos de cabelo?

O primeiro passo para escolher o produto ideal para os tipos de cabelo é conhecer o seu fio para saber a qual grupo ele pertence. Mas, a verdade é que esse processo, em alguns casos, é muito complicado. 

Algumas madeixas aparentam se adequar a mais de um tipo de grupo. Então, se você tiver dúvidas, o ideal é procurar ajuda de um cabeleireiro experiente que confirme a categoria do seu fio.

Para escolher o melhor produto, será preciso ter atenção a outros elementos, como o nível de porosidade dos fios. Ou seja, o quanto ele consegue absorver a umidade. Além disso, considere outros fatores, como:

  • avalie o estado dos fios;
  • faça um teste de mecha. 

Ao definir todos os pontos citados, você vai conseguir escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo e assim, obter os melhores resultados.

Como foi dito, cada cabelo pode se adequar a diversos grupos. Então, para saber qual é o seu tipo, será preciso conhecer cada um deles. Portanto, para te ajudar, veja mais sobre logo abaixo. 

Cacheado

Os cabelos cacheados tipo A possuem cachos mais soltos e fios pesados. Além disso, eles costumam ter bastante movimento. Ou seja, ele lembra muito um ondulado com mais curvas. 

Na categoria B, por outro lado, se enquadram as madeixas que tem a raiz ondulada, possuem bastante volume e os cachos são bem definidos. Inclusive, vale citar que devido a sua estrutura, eles ressecam com facilidade. 

Já no tipo C, os fios são bem finos e os cachos são pequenos. Desse modo, eles se parecem bastante com o crespo. Mas, quando molhado, ele tem uma textura mais solta, o que o diferencia da categoria. 

Ondulado

O ondulado tipo A é quase um liso. Isso porque, o que o diferencia é o seu formato estilo “S” Assim, ele possui uma textura fina e leve. Entretanto, possui facilidade para ficar oleoso, por isso, há a necessidade de mais lavagens periódicas. 

A categoria B lembra muito os conhecidos cabelos de praia. Ou seja, aqueles mais pesados, que possuem um grande volume e algumas curvas, enquanto o C é muito mais encaracolado e tem curvas fechadas.

Liso

O cabelo liso A é bem fino, leve e muito escorrido. Desse modo, ele não tem nenhum tipo de ondulação. Mas, ainda assim, pode criar nós com facilidade, por isso, é crucial penteá-lo com regularidade. 

A categoria B possui alguns fios finos e outros encorpados. Assim, ele perde a característica do anterior e devido a isso, é mais fácil fazer penteados que fiquem fixados nele. 

O tipo C tem uma textura grossa, costuma ser mais brilhante e é muito pesado. Portanto, na prática, ele é tão difícil de modelar quanto a categoria A.

Crespo

Quando molhado, o cabelo A crespo mantém os cachos. Desse modo, ele não perde a sua estrutura, mesmo quando exposto à água. Além disso, eles tem curvas fechadas, o que os tornam mais fáceis de quebrar e ressecar. 

A categoria B tem uma espessura fina e tem cachos bem pequenos. Inclusive, ele é um dos mais frágeis de todos os tipos. Portanto, quem o possui, precisa ter muito cuidado para manter a sua beleza. Por fim, o C não tem ondulações definidas.

Tipos de cabelo: como escolher o produto ideal para os seus fios?
Descobrir quais são os tipos de cabelo ajuda a definir o produto ideal para mantê-los saudáveis. Imagem de lookstudio no Freepik. 

Qual é a importância de escolher o produto ideal para cada um dos tipos de cabelo?

Ao saber escolher o produto ideal para cada um dos tipos de cabelo, você vai conseguir obter o resultado que almeja. Isso porque, cada item é específico para se adequar a uma categoria de fio. Além disso, há outros fatores relevantes, como:

  • previne danos;
  • melhora a aparência;
  • ajuda a realizar uma manutenção mais eficiente. 

A realidade é que entender em qual categoria o cabelo pertence traz muitos benefícios. Desse modo, antes de iniciar um tratamento, avalie bem essa questão para conseguir ter fios bonitos, sedosos e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *