Para que serve a nutrição capilar?

Para que serve a nutrição capilar?

A nutrição capilar é um processo crucial para qualquer pessoa que deseja ter o cabelo saudável e bonito. Assim, se você está achando seus fios ressecados, quebradiços ou sem brilho, entenda melhor como funciona esse tratamento para reverter este quadro.

O que é nutrição capilar?

A nutrição capilar é um processo que visa fornecer os nutrientes que o cabelo precisa para se manter saudável. Desse modo, ele consegue manter o aspecto saudável, macio e brilhoso constantemente.

Com ela, os fios passam a ter menos dificuldade para crescer, ficam menos quebradiços e mais flexíveis. Assim, devido aos seus efeitos, ela é utilizada com frequência por várias pessoas no mundo. 

Quando fazer a nutrição dos fios?

A nutrição é uma boa opção para todas as fases do cabelo. Portanto, mesmo que ele esteja forte, brilhoso e saudável, ela ainda é recomendada. Mas, claro que há alguns casos específicos em que ela é mais crucial, por exemplo:

  • em cabelos que passam por mudanças estéticas regulares;
  • fios ressecados;
  • madeixas danificadas por tratamentos químicos;
  • cabelos quebradiços e expostos a praias e piscinas.

Cabelos que tem uma certa fragilidade também precisam desse processo com mais frequência. Inclusive, para acertar o método ideal para as madeixas, pelo auxílio a um cabeleireiro experiente. 

Para que serve a nutrição capilar?
A nutrição capilar é um processo simples e crucial para a saúde dos fios. Imagem do Freepik. 

Quais são os benefícios da nutrição capilar?

De forma específica, a nutrição capilar mantém o cabelo bem hidratado. Portanto, com ela, você vai conseguir manter o aspecto bonito e saudável. Além disso, ela tem outros pontos positivos, como:

  • reduz o frizz;
  • deixa o cabelo mais forte;
  • diminui as pontas duplas;
  • proporciona fios macios;
  • protege contra danos;
  • melhora a aparência de forma geral;
  • eleva a flexibilidade;
  • reduz a queda de cabelo.

Outro fato relevante é que ela consegue prolongar o efeito de outros tratamentos, como tinturas, escovas e pranchas. Ou seja, você não terá que fazer tantas manutenções para manter o visual. 

Do que ela é feita?

A nutrição é feita de óleos naturais como o de coco, argan, abacate e outros. Isso porque, eles conseguem dar brilho aos fios e deixá-los mais macios. Além disso, há outras composições, como:

  • proteínas: queratina e colágeno;
  • vitaminas e minerais;
  • ácidos graxos essenciais;
  • extratos de plantas;
  • silicone e ceramidas;
  • produtos ricos em proteção UV.

Há diversos produtos no mercado que conseguem fornecer todos os itens citados. Desse modo, trata-se de um tratamento fácil de aplicar. Mas, para ter um bom resultado, é crucial escolher itens de alta qualidade e seguir todas as instruções da embalagem. 

Para que serve a nutrição capilar?
O processo de nutrição capilar deixa os fios saudáveis e resistentes. Imagem do site Freepik.

Como fazer uma nutrição capilar em casa?

Para fazer a nutrição capilar em casa, você vai precisar de uma máscara de hidratação, shampoo, toalha e pentes largos. Desse modo, execute o seguinte passo a passo com bastante atenção:

  1. Lave o cabelo;
  2. Aplique a máscara de nutrição;
  3. Massageie bem os fios e penteie;
  4. Espere o tempo de ação indicado na embalagem;
  5. Enxágue bem para remover o produto;
  6. Penteie o cabelo cuidadosamente. 

Para deixar a sua máscara de nutrição ainda mais poderosa, você pode acrescentar óleos naturais, como o de coco, por exemplo. Além disso, vale adicionar que para ter um bom efeito, evite usar água quente durante o processo. 

Outro ponto relevante é que o resultado só vem com a frequência. Portanto, lembre-se de fazer esse processo regularmente, para que você consiga atingir o resultado esperado com sucesso. 

Quantas vezes na semana é preciso repetir o processo?

O processo de nutrição deve ser feito uma ou duas vezes por semana. Entretanto, esse período pode mudar conforme a necessidade dos fios. Desse modo, o ideal é sempre pedir a opinião de um profissional. 

Nutrição capilar é o mesmo que hidratação?

É crucial saber que a nutrição capilar difere da hidratação. Isso porque, esse primeiro tem como foco repor os lipídios para deixar os fios fortes, enquanto o ato de hidratar o cabelo, deixa os fios com mais umidade. 

Ao nutrir o cabelo, você vai conseguir alcançar um aspecto brilhoso e muito mais saudável. Ou seja, será possível ter fios bonitos de forma simples. Então, se o seu desejo é ter esse efeito, comece o processo de imediato. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *