Tratamento capilar: veja quais são os principais tipos para o seu cabelo

Tratamento capilar: veja quais são os principais tipos para o seu cabelo

Um tratamento capilar é vital para restaurar a saúde do seu cabelo, segundo o tipo de procedimento que ele precisa. No entanto, é de suma importância que entenda mais sobre cada processo, por isso, este artigo irá destacar alguns dos principais para você.

O que é um tratamento capilar?

Um tratamento capilar é o nome que se dá para procedimentos específicos que visam cuidar do cabelo para deixá-lo mais saudável. Em suma, o processo acontece com o uso de vários tipos de produtos específicos.

Cada um deles possui uma forma adequada de se aplicar, bem como finalidades diferentes, por exemplo, fortalecer, hidratar, reparar os danos, frizz, entre outros. 

Você pode fazer o tratamento na sua casa ou em um salão de beleza com profissionais para ter resultados melhores. Todavia, é vital estar atento em alguns pontos importantes antes de escolher o produto certo para aplicar no seu cabelo, por exemplo:

  • entender quais são as necessidades dos seus fios;
  • sensibilidade do couro cabeludo;
  • tipo de cabelo;
  • o estado atual das madeixas.

Considere cada um desses aspectos antes de optar por um produto de hidratação capilar. Dessa forma, você irá definir aquele que terá uma eficácia maior, além disso, caso seja necessário, pode combinar com outros procedimentos também.

Tratamento capilar: veja quais são os principais tipos para o seu cabelo
O tratamento capilar são procedimentos específicos para cuidar do cabelo. Imagem de John Diez no Pexels.

Quais são os tipos de tratamento capilar?

Há vários tipos de tratamento capilar, como a hidratação, nutrição, reconstrução, cauterização, entre outros. Em síntese, cada um deles tem um objetivo e visa atender uma necessidade específica dos fios, assim como do couro cabeludo.

Existem aqueles que são simples e fáceis de fazer, como a hidratação, por exemplo. A princípio, esse é um dos procedimentos mais básicos que você pode aplicar em casa.

O objetivo do processo é repor a água que os fios perderam ao longo do tempo e, além disso, manter a umidade do cabelo. Assim, não vai ressacar, terá mais brilho e vai deixá-los mais macios, contudo, há outros tratamentos que também são vitais, confira abaixo.

Nutrição

Esse tratamento irá nutrir os fios capilares. Desse modo, em geral, os produtos contêm muitos ingredientes naturais, como:

  • amêndoas;
  • coco;
  • argan;
  • lipídios.

Você sabe que o cabelo precisa desse procedimento quando olha para ele e nota um excesso de frizz. Além disso, os fios ficam mais secos, opacos e quebradiços. Então, ao identificar algum desses sinais, indica-se a nutrição.

O ideal é fazer isso pelo menos uma vez na semana, o que vai ajudar a repor os nutrientes que os seus fios precisam. Dessa forma, o cabelo terá mais vida, saúde, brilho e uma estética que irá lhe agradar, bem como, vai ficar mais maleável para pentear e sem quebra.

Reconstrução

Esse é o tratamento que visa recuperar a estrutura capilar que sofreu com diversos tipos de danos, como química, por exemplo. Assim, ao aplicar esse procedimento, você irá reparar o cabelo e fortalecê-lo.

Os produtos para isso, em síntese, fazem o uso de aminoácidos e proteínas, como a queratina, a fim de repor a perda de massa dos fios. Contudo, para que o efeito da reconstrução seja o mais eficaz possível, o ideal é fazer isso pelo menos a cada 15 dias.

Tratamento capilar: veja quais são os principais tipos para o seu cabelo
Há mais de um tipo de tratamento capilar, como a reconstrução dos fios. Imagem de cottonbro studio no Pexels.

Cauterização

Esse é outro tratamento que visa recuperar os fios capilares que sofreram danos. Além disso, controle o volume e reduz o frizz. A princípio, o processo acontece por meio de um profissional no salão de beleza, ao passo que a manutenção é a cada 45 dias.

Quais são os benefícios de um tratamento capilar?

Um tratamento capilar consegue dar mais saúde ao seu cabelo, de forma geral. Ou seja, a depender do tipo específico, você pode recuperar desde fios com grandes danos e até mesmo, evitar a quebra, além de:

  • hidratar e assim, ter um cabelo mais macio, suave, maleável e sem frizz;
  • ter cabelos mais fortes e resistentes à quebra;
  • reparar os danos cuja causa é o forte calor, fatores externos e muita química;
  • melhorar a aparência do cabelo, dando a ele mais brilho.

Como você pode notar, são vários os benefícios que terá ao tratar o cabelo. Por fim, é vital ter em mente que a escolha do procedimento ideal deve ser com base na necessidade capilar e sempre procure um profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *