O ressecamento do cabelo é um problema comum e que afeta a sua saúde capilar. Por isso, veja a seguir o que é isso, como ele surge, quais são as principais formas para tratá-lo para assim, conseguir restaurar a beleza, a força e o brilho dos seus fios.
O que é o ressecamento do cabelo?
Ressecamento do cabelo é uma condição em que o fio perde sua umidade natural e óleos, resultando em uma textura seca, áspera e muitas vezes, opaca. Além disso, a falta de hidratação pode tornar o cabelo mais propenso a danos, como:
- pontas duplas;
- quebras;
- aparência ressecada.
A camada externa do cabelo, que se chama cutícula, é composta por escamas sobrepostas que formam uma barreira protetora. Então, quando ele está ressecado, elas podem se abrir, o que permite a perda de umidade e amplia o seu potencial a danos externos.
Há vários fatores que podem causar esse problema e para que você saiba como lidar com eles, os detalhes estão melhor explicados a seguir. Por isso, entenda mais sobre como cuidar das suas madeixas abaixo.
O que causa o ressecamento do cabelo?
O ressecamento do cabelo acontece por muitas causas, sejam elas naturais ou devido a agentes químicos. Dessa forma, é preciso saber qual é o motivo para conseguir definir o melhor tratamento para reverter esse quadro.
Fatores ambientais
Os fatores ambientais podem ter um impacto significativo na saúde do cabelo de várias formas. Isso porque, muitos aspectos naturais podem danificar a camada externa do cabelo, chamada cutícula, o que o deixa ressecado e o torna mais propenso a quebras, são eles:
- longa exposição ao sol;
- ventos e ar seco;
- poluição;
- variações climáticas.
Mais um fator nocivo é o cloro em piscinas, que pode ser agressivo para o cabelo, já que remove os óleos naturais. Então, para protegê-lo desses efeitos negativos é crucial:
- usar chapéus ou lenços;
- evitar exposição longa a ventos fortes e ambientes muito secos;
- lavar o cabelo com água morna, não quente, para preservar a umidade.
O uso de produtos de proteção capilar também ajudam a combater o ressecamento dos fios, porque formam uma barreira contra poluentes e danos ambientais. Por isso, ao entender e diminuir esses efeitos, você ajuda a manter a saúde e a aparência do seu cabelo.
Produtos químicos
Usar muitos produtos químicos, como corantes, alisantes e permanentes, danifica a estrutura e causa fios secos. Isso porque, esses itens possuem vários efeitos sobre a saúde capilar, assim, dependendo da sua natureza e da forma como são usados, alguns impactos são:
- danos à cutícula;
- pontas duplas;
- desidratação;
- mudança na textura.
Tudo isso causa irritação do couro cabeludo, levando a problemas como coceira, descamação e sensibilidade. Assim, para minimizar os impactos dos produtos químicos é preciso:
- usar produtos de qualidade;
- pausar entre os tratamentos;
- hidratação profunda;
- proteção térmica.
Para evitar ou tratar o ressecamento do cabelo, busque a ajuda de um profissional. Isso porque, eles têm métodos para diminuir os danos e ainda conseguir bons resultados para deixar suas madeixas bonitas e sedosas.
Outras causas para o ressecamento dos fios
Há ainda outros hábitos do dia a dia que podem afetar a sua saúde capilar. Desse modo, alguns deles estão citados a seguir, confira quais são eles:
- lavagem em excesso;
- água quente;
- uso intenso de secador e chapinha.
- alimentar-se mal;
- genética.
A idade também é algo que impacta significativamente na saúde dos fios. Já que, ao envelhecer há uma redução na produção de óleos naturais no couro cabeludo e em seu crescimento.
Como evitar o ressecamento do cabelo?
Para evitar o ressecamento do cabelo, é crucial manter uma rotina de cuidados adequados. Dessa forma, se aconselha usar produtos suaves e hidratantes, bem como, proteger os fios contra danos ambientais e térmicos.
Tratar o cabelo ressecado envolve uma combinação de cuidados externos e internos. Então, busque fazer hidratação regularmente, evite elementos químicos agressivos e limite o uso de ferramentas de calor.
Para conseguir cuidar bem da saúde capilar, por fim, o ideal é procurar a ajuda de um profissional que identifique o perfil dele. Além disso, compre itens de qualidade que ajudem a manter as suas madeixas saudáveis e sedosas.