Principais cuidados ao fazer coloração capilar

Principais cuidados ao fazer coloração capilar

Neste artigo, conheça os cuidados que precisa ter ao fazer a coloração capilar. Isso porque, colorir os cabelos pode ser um momento de bastante alegria e elevação da autoestima, contudo, também pode deixar os fios ressecados e frágeis. 

O que é a coloração capilar?

A coloração capilar nada mais é do que um método para alterar a cor dos fios de cabelo. Esse hábito ou gosto por mudar a cor dos cabelos é bem antigo, uma vez que desde a Antiguidade, cada povo tinha uma cor favorita para tingir os fios. 

Por exemplo, os egípcios tingiam de negro enquanto os romanos optavam pelo amarelo, pois para eles, essa cor lembrava o ouro. Desde então, as técnicas mudaram e evoluíram de forma que temos muitos produtos e tons para mudar a cor dos fios.

Quais são os tipos de coloração capilar?

Existem três tipos de coloração capilar, a permanente, a temporária e a gradual.  Além disso, há também um que pode ser chamado de semi permanente, pois age como uma espécie de tonalizante que dura de 4 a 6  lavagens e pode escurecer ou clarear em 3 tons.

Cada um destes tipos atende a uma necessidade. A coloração gradual, por exemplo, é muito usada por homens porque, ela escurece o cabelo em  3 tons escuros e não pode interagir com outros colorantes. 

A temporária, por sua vez, sai logo na primeira lavagem, portanto é a escolha para quem precisa colorir os fios por um só dia ou noite. Por fim, a coloração permanente é a que oferece o maior número de tons e de duração no cabelo. 

Principais cuidados ao fazer coloração capilar
Mudar a cor dos cabelos faz bem para autoestima. Foto do Freepik

Qual é a melhor coloração para cabelos brancos?

Se mais de 40% dos fios já estão brancos, o ideal é usar a coloração permanente. Caso haja menos que essa quantidade de fios acinzentados, a coloração semi-permanente pode ser usada. Além disso, os melhores tons para colorir os grisalhos são:

  • loiro; 
  • ruivo;
  • castanho. 

Para um resultado mais natural e com boa cobertura, o ideal é usar as tinturas-base, que terminam com final zero, como, por exemplo, o loiro médio, o 7.0.

Quais são os principais cuidados antes da coloração capilar?

Antes de fazer a coloração capilar é preciso cuidar para os fios estarem saudáveis. Portanto, se os fios estiverem comprometidos, é preciso primeiro fazer um cronograma capilar e hidratar os fios para que eles não ressequem ou quebrem.

Desse modo, a hidratação deve ser feita com intervalos maiores que uma semana, pois a hidratação em excesso também causa danos aos cabelos quando feita em espaço menor de 15 dias. Além disso, vale usar uma boa máscara capilar reconstrução. 

Após a coloração, os cuidados em casa também devem continuar, para isso, você pode usar produtos próprios para cabelos coloridos, como shampoo, condicionador e protetores térmicos, mantendo sempre a hidratação em dia.    

Também, busque usar produtos para cabelo que possuam fator de proteção solar. Isso porque os raios ultravioleta podem danificar o cabelo e também podem causar danos ao pigmento, então nada mais útil que usar produtos que protejam do sol.  

Principais cuidados ao fazer coloração capilar
Tenha uma rotina de hidratação capilar para manter os fios saudáveis. Foto do Freepik

Quanto tempo antes de pintar o cabelo é ideal começar a hidratar? 

O ideal é que a hidratação antes da coloração comece no mínimo com dois meses de antecedência. Isso porque, esse é o tempo médio que a água leva para entrar na fibra capilar, deixando ou mantendo os fios saudáveis. 

Além de proteger os fios contra os danos que colorir os cabelos de forma equivocada pode gerar, como o temido corte químico, a hidratação também ajuda a fixar a coloração por mais tempo sem desbotar. 

Quais os cuidados na hora de escolher a coloração dos cabelos?

Ao escolher a coloração dos cabelos, esteja atento à qualidade do produto e os recursos tecnológicos que ele oferece. Isso porque, as boas marcas trabalham com ativos que contêm benefícios para:

  • proteger os fios;
  • proteger a cor;
  • colorir de forma uniforme; 
  • melhorar a qualidade estética. 

Em outras palavras, opte por colorações profissionais, pois elas contêm tecnologia cosmética de qualidade superior às outras. Contudo, mesmo um produto de extrema qualidade demanda cuidados com a saúde dos fios e uma boa hidratação. 

Por isso, mantenha uma rotina de cuidados diários e hidrate os fios de forma regular, pois, desse modo, você garante um cabelo saudável e com um belo colorido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *