Entenda o segredo para montar um bom cronograma capilar

Entenda o segredo para montar um bom cronograma capilar

Um bom cronograma capilar consegue deixar o cabelo espetacular. Assim, hoje em dia, esse é um dos processos mais utilizados pelas pessoas no mundo todo e se você quer aplicar em seus fios, veja algumas dicas essenciais.

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar para cabelos cacheados, lisos e outros, é uma rotina de cuidados com os fios que visa repor os nutrientes que foram perdidos com o tempo. Aliás, vale saber que ele consegue suprir o que o corpo não absorve com os alimentos. 

Esse processo se divide em três etapas, hidratação, proteínas e reconstrução. Ou seja, os três pontos basilares que todo fio precisa para se manter forte, saudável e com muito brilho. 

Entenda o segredo para montar um bom cronograma capilar
O cronograma capilar consegue fornecer com exatidão o que seu fio precisa. Imagem do Freepik. 

Como fazer cronograma capilar?

Para montar um cronograma capilar para crescimento, primeiro você deve avaliar o estado do seu cabelo. Desse modo, será possível determinar qual é o tratamento mais adequado para ele. 

A realidade é que saber executar o passo citado não é tão simples. Isso porque, requer um conhecimento profundo sobre a saúde dos fios. Então, talvez o ideal seja pedir ajuda a um cabeleireiro da sua confiança. Em seguida, siga alguns passos, como:

  • identifique as etapas do cronograma;
  • determine a frequência de cada etapa;
  • escolha os produtos ideais;
  • organize a sua rotina.

É importante sempre acompanhar a evolução. Assim, você vai sentir motivação para continuar o processo sem hesitar. Então, tire fotos semanais das suas madeixas para poder comparar o antes e o depois.

Etapas do cronograma

As etapas do cronograma devem seguir a necessidade do seu cabelo. Entretanto, existem algumas básicas que se adequam em qualquer situação. Desse modo, se você quer apenas testar, pode começar com elas.

Primeira semana

Na primeira semana, o processo consiste em aplicar duas hidratações para a nutrição. Ou seja, você vai intercalar esses processos nos três primeiros dias e no final, ele estará mais hidratado.

Segunda semana

Na segunda semana, ao invés de intercalar, faça o mesmo passo duas vezes seguidas. Desse modo, na prática, o creme hidrante será passado duas vezes em sequência e no dia seguinte, nutrido.

Terceira e quarta semana

Após sete dias, você vai repetir o primeiro processo. Por fim, na quarta e última semana, será preciso hidratar, nutrir e usar um creme de reconstrução. Logo, cada dia terá um objetivo. 

Os produtos ideais para o tratamento

Existe o produto ideal para cada um dos tipos de cabelo. Desse modo, sempre procure itens específicos para os seus fios, sejam eles cacheados, lisos, ondulados ou crespos. 

É um grande erro achar que essas especificações não fazem diferença. Isso porque, esses cremes possuem a quantidade de recursos ideais para cada estilo de madeixa. 

Outro ponto relevante é que cabelos com tinturas, que passaram por processo de descoloração ou alisamento químico, podem precisar de um item específico. Então, nesse caso, o ideal é sempre pedir a opinião de um profissional da área.

O ponto citado se intensifica ainda mais se os seus fios estão ressecados ou danificados devido à química. Afinal, qualquer produto que não se adeque a situação pode piorar ainda mais o quadro.

Rotina

Organizar a rotina é o maior desafio e o mais importante do cronograma. Isso porque, caso você fuja da rotina, o resultado não será o esperado. Portanto, siga tudo que foi definido. 

É importante não desistir na primeira falha. Ou seja, caso um dia não tenha sido possível seguir o que tinha que ser feito, não precisa se desesperar, basta continuar o processo. Então, com o tempo, o erro será corrigido e um bom resultado será alcançado.

Entenda o segredo para montar um bom cronograma capilar
O cronograma capilar gera mudanças significativas nos seus fios. Imagem do Freepik. 

Qual é o tempo máximo para fazer o cronograma capilar?

Não existe um tempo máximo para fazer o cronograma capilar para cabelos com progressiva ou não. Já que, o prazo vai acompanhar o estado dos fios. Entretanto, existem alguns sinais que mostram quando parar, como:

  • aspecto pesado dos fios;
  • madeixas ressecadas e quebradiças;
  • sinais de irritação no couro cabeludo;
  • mudanças na resposta do cabelo.

Quando há um exagero, todos os pontos citados começam a aparecer. Então, qualquer indício deles, é um sinal de que o tratamento capilar feminino está em excesso. Logo, precisa urgente de uma substituição por algo mais leve, como a hidratação.

Ao seguir todas as dicas citadas, você vai conseguir fazer um excelente cronograma para os seus fios. Assim, será possível deixá-los sempre cheirosos, brilhantes e muito macios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *