O shampoo tonalizante é um produto que serve para dar mais vivacidade para o cabelo. Dessa forma, é ideal para transformar o visual, sem passar por grandes procedimentos capilares, já que torna mais forte a cor dos seus fios.
O que é o shampoo tonalizante?
Shampoo tonalizante é um produto capaz de oferecer uma coloração que tem ação semi permanente. Por isso atua apenas na superfície do cabelo, chamada de cutícula capilar e não danifica a raiz, como vários outros produtos químicos.
Diferentes das tinturas permanentes, eles têm o poder de colorir os fios sem agredir o córtex capilar. Isso porque, a sua composição não contém amônia, o que o faz agir de modo mais suave nas madeixas e reavivar as cores dos fios, mas em um curto período.
Qual é a sua função?
O tonalizante tem a função de proporcionar maior brilho aos fios e realçar a cor do cabelo. Então, ele não age de modo profundo na parte interna do fio e atua como uma espécie de película sob o fio, sem o poder de o clarear, assim atua para:
- clarear;
- hidratar;
- ajudar na transição capilar de cabelo ondulado.
A composição do tonalizante é mais suave, em comparação com colorações permanentes. Assim, é muito usado em cabelos que precisam repor o brilho e a vivacidade da cor, o que o torna o queridinho dos cuidados capilares de baixa manutenção.
Qual é a diferença entre tinta e tonalizante?
A tinta de cabelo é um produto que pode pigmentar os fios, após os clarear. No entanto, é muito comum que elas tenham amônia em sua composição, já que ela serve para abrir o tom do fio e a ajudar a penetrar, o que a faz durar por mais tempo nos fios.
Já o tonalizante é um tipo de coloração sem a substância, que agirá apenas na cutícula capilar, sem danificar muito os fios. Por isso, não age com profundidade no cabelo, o que o torna ideal para quem tem outros tipos de química, ao evitar que fique mais sensível durante a coloração.
Como passar o shampoo tonalizante no cabelo sozinha?
O shampoo tonalizante não requer grandes técnicas para se aplicar no cabelo. Isso porque, o processo é bem simples, onde se usa apenas o aplicador do kit de coloração para fazer a passá-lo para os fios.
Para colocar o conteúdo no cabelo, é crucial seguir o passo a passo padrão de coloração. Assim, com luvas em mãos, misture o creme colorante com o creme revelador e chacoalhe o conteúdo para que se junte e formem a coloração para aplicar nos fios.
Separe o cabelo no meio e comece a aplicar desde a raiz até o comprimento final. Além disso, você pode usar um pente para auxiliar a distribuição do produto nos fios ou pode espalhar com delicadeza usando as mãos para passar por todo o cabelo.
Deixe agir por volta de 30 a 35 minutos. Portanto, ao terminar o processo lave os seus fios até garantir que ele saia todo da sua cabeça. Afinal, caso não o faça, ele pode ficar em tons de roxo.
Quanto tempo dura?
Em média, o tonalizante pode durar por até 6 semanas nos fios. No entanto, para agir apenas na cutícula capilar, a sua duração é menor em comparação com a coloração permanente, mas seus danos nos fios são bem menores.
Isso o torna uma ótima alternativa para quem quer apenas realçar a cor dos fios, sem prejudicar a fibra capilar. Por isso, é um produto que vale a pena investir na hora de se preocupar com os seus cuidados capilares.
Pode usar tonalizante mais de uma vez?
Você pode usar o shampoo tonalizante com uma grande frequência. Isso porque, como ele age apenas na cutícula capilar e tem menor duração, o que faz com que possa se reaplicar o produto a cada 60 dias, sem prejudicar a saúde do fio ou sobrecarregar a fibra com pigmento.
Cabelo com química pode usar shampoo tonalizante?
Quem tem química pode aplicar o item para cuidar da saúde capilar. Afinal, é uma coloração sem amônia, que funciona para os cabelos que possuem algum tipo de química nos fios. Por isso, pode se aplicar em conjunto com o shampoo matizador platinado.
O cuidado que se deve ter ao fazer ao aplicar o tonalizante em cabelo com química, é aguardar um intervalo de pelo menos 20 dias entre o procedimento e aplicação. Dessa forma, não sobrecarregará a estrutura do fio ao se adaptar a fibra capilar.