A bioplastia capilar é um método que melhora a saúde dos fios, inclusive para aqueles que estão com sérios danos, ressecamento ou quebradiços. Então, para quem sofre com algum desses problemas, vale a pena saber mais sobre esse tratamento.
O que é a bioplastia capilar?
A bioplastia capilar é um procedimento que visa reconstruir os fios danificados. Desse modo, ele oferece uma reconstrução profunda da fibra capilar e tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas.
A bioplastia é boa para todo tipo de cabelo?
O procedimento é bom para qualquer tipo de cabelo. Então, se você tem os fios lisos, ondulados, cacheados ou crespos, pode apostar no método. Mas, vale dizer que há alguns quadros em que ela se torna muito necessária, como:
- fios muito danificados;
- madeixas secas e quebradiças;
- cabelos que passaram por química.
Na prática, ela serve para qualquer madeixa que não esteja com o aspecto saudável. Entretanto, em casos graves e que não há o conhecimento da fonte do problema, o ideal é buscar um médico ou cabeleireiro para ser feita a investigação do motivo.
Quais são os benefícios da bioplastia capilar?
Um dos principais benefícios da bioplastia capilar é que ela ajuda a recuperar os fios que passaram por um processo químico. Além disso, esse processo traz diversas outras vantagens, como:
- promove uma hidratação intensiva;
- produz brilho e maciez;
- melhora a elasticidade;
- promove controle do frizz.
O processo ajuda a proteger contra agressões externas. Isso porque, como ele fortalece os fios, ele fica mais resiliente a danos futuros. Assim, ele é o método ideal para quem deseja alisar ou pintar as madeixas.
Hidratação intensiva
O procedimento ajuda a repor nutrientes essenciais, como as proteínas, queratina e aminoácidos de forma intensa. Desse modo, ela promove uma hidratação profunda.
Brilho e maciez
Para melhorar, ela promove brilho e suavidade aos fios, melhorando de forma significativa a aparência. Ou seja, na prática, ela faz com que as suas madeixas pareçam sempre muito saudáveis.
Melhora da elasticidade
O processo recupera a elasticidade natural dos fios. Desse modo, eles ficam menos propensos a quebrar, o que é perfeito para quem que deixar os cabelos em um comprimento maior.
Controle do frizz
Por promover uma hidratação profunda, a bioplastia consegue reduzir o famoso frizz de forma considerável. Mas, vale lembrar que essa é uma característica natural de muitos fios, portanto, tem uma ação limitada.
Com que é feita a bioplastia capilar?
A bioplastia capilar é composta por hidratantes e nutritivos ricos em aminoácidos. Isso porque, esse componente ajuda na formação da proteína que fortalece os fios. Além disso, para funcionar ela precisa de:
- queratina e proteínas;
- óleos vegetais.
Quando todos esses ingredientes são misturados, eles conseguem executar uma ação de regenerar os fios. Desse modo, cada um deles é essencial para o processo. Mas, para que isso fique mais claro, veja mais logo abaixo.
Queratina
A queratina é essencial para a saúde capilar. Afinal, ela é responsável por reconstruir, fortalecer e proteger o cabelo. Portanto, sempre busque produtos que sejam ricos nela.
Proteínas
As proteínas, como colágeno, ajudam na elasticidade dos fios. Assim, ele é responsável por proporcionar madeixas longas e sem chance de quebras no decorrer do tempo.
Óleos vegetais
Os óleos vegetais, como o de coco, azeite de oliva, argan e outros, oferecem uma hidratação profunda e nutrição. Desse modo, eles ajudam para os seus fios ficarem sempre bonitos e sedosos.
Como acontece a bioplastia?
A bioplastia começa com o cabelo sendo lavado duas vezes com um shampoo para cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo. Ou seja, aquele que se adeque aos seus fios. Em seguida, há a aplicação do produto e por fim, os fios passam por um processo de escova.
Em geral, o processo acontece no salão porque, é preciso saber as quantidades ideais de cada componente para um bom resultado. Mas, existem formulações desse produto para uso doméstico e cuidado diário.
Qual é a frequência ideal?
A frequência ideal depende do estado dos fios, assim, se eles estiverem com sérios danos, faça a cada duas ou quatro semanas. Mas, caso eles estejam saudáveis, apenas uma vez no mês é o suficiente.
Quanto tempo o efeito dura?
O efeito pode durar meses, mas para isso, é essencial ter alguns cuidados, como investir em uma umectação noturna. Além disso, não esqueça de fazer uma plástica capilar e hidratar com frequência.
A realidade é que quanto mais você cuidar dos seus fios, maior será o tempo de duração. Desse modo, o aspecto quebradiço, ressecado ou danificado dará lugar para um brilho, saúde e muita maciez.