O botox capilar é uma excelente opção para recuperar a saúde dos fios, mas ainda há muita dúvida sobre as indicações e forma de uso. Então, vale a pena entender melhor sobre esse tratamento e quais os passos para realizar.
O que é o botox capilar?
O botox capilar é um tratamento intensivo de restauração e reconstrução que visa recuperar a saúde dos fios. Aliás, vale saber que apesar do nome, ele não possui a toxina botulínica, por isso, ele não é agressivo.
Já o nome dele é devido aos seus efeitos rejuvenescedores. Ou seja, na prática, ele não tem uma relação direta com o botox comum e por isso, ele é indicado para todos os tipos de fios e em especial:
- cabelos danificados;
- fios secos, quebradiços e com fios;
- madeixas com pontas duplas.
Os cabelos que passaram por processos intensivos de tintura ou alisamento, precisam do método. Isso porque, como foi dito, ele vai ajudar a recuperar o aspecto natural.
Quais são os benefícios do botox capilar?
Um dos benefícios do botox capilar é que ele promove a reconstrução dos fios. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os seus efeitos se estendem a outras vantagens relevantes, como:
- reduz o frizz;
- intensifica ou recupera o brilho e maciez;
- previne contra danos futuros;
- melhora a maleabilidade;
- protege contra danos.
A realidade é que ele melhora em todos os aspectos os fios. Desse modo, hoje em dia muitas pessoas apostam nesse tratamento de forma regular e não se arrependem a longo prazo.
O botox capilar alisa o cabelo?
De forma geral, o botox capilar não alisa o cabelo e sim promove a saúde dos fios, inclusive, para aqueles que passaram por um alisamento químico. Entretanto, como ele relaxa as madeixas, pode acontecer das ondulações diminuírem.
O bom saber que esse efeito é temporário e não dura tanto quanto tratamentos específicos para esse fim. Além disso, esse aspecto não faz mal para as madeixas.
Caso você tenha o cabelo cacheado, ondulado ou crespo e não quer ver essa mudança, mesmo que temporária, o método não é ideal. Então, nesse caso, invista em outros como a vinhoterapia, umectação ou desintoxicação.
O botox usa formol?
A técnica não leva formol em sua composição. Aliás, esse é um aspecto que mostra que ele não tem ação alisante. Isso porque, os produtos que geram esse efeito, via de regra, são compostos pelo item.
Não é novidade que esse produto, quando utilizado em alta concentração, causa danos à saúde. Além disso, como ele é bem intenso, é comum que algumas pessoas tenham reações alérgicas. Então, se esse é o seu medo, não precisa ter com o botox.
Para não ter dúvidas na hora da compra ou de fazer o processo, leia o rótulo de cada produto e pergunte ao seu cabeleireiro. Desse modo, você fará o procedimento com total tranquilidade.
Quais são os produtos usados no botox?
O botox leva uma combinação de ingredientes hidratantes ricos em aminoácidos, queratinas, proteínas, óleos vegetais e ácido. Além disso, eles precisam de um bom protetor térmico.
É bom saber que os itens podem mudar conforme a técnica aplicada. Entretanto, no geral, os produtos devem ser ricos nos itens citados para o processo funcionar de forma eficiente.
É possível fazer em casa?
Não há problema em fazer o botox em casa e para isso, você deve escolher o melhor kit de tratamento capilar específico para esse fim. Em seguida, será preciso começar:
- lavar bem os fios com shampoo de limpeza profunda;
- remover o excesso de água;
- dividir o cabelo em mechas;
- aplicar o botox em todas as mechas;
- remover todo produto;
- finalizar com secador e prancha.
Na hora de aplicar o produto, garanta que as mechas estejam muito bem envelopadas. Além disso, siga à risca todas as instruções da embalagem, inclusive o tempo de ação.
Para intensificar o efeito, é essencial finalizar o processo com o secador e a prancha. Então, use esses dois objetos e na hora de pranchar, passe o aparelho de duas a seis vezes em cada mecha.
Quanto tempo dura o efeito?
O efeito do botox dura em média um mês, mas, isso pode se prolongar de forma significativa, se você manter uma rotina de cuidados adequados e evitar processos químicos intensos.
É bom saber que a resposta do cabelo ao procedimento também influencia de forma direta no tempo. Entretanto, quando ele é feito da forma correta, costuma ser aceito e com isso, será possível ter madeixas saudáveis e deslumbrantes por um longo período.