O óleo de argan é um ingrediente vital para a indústria de cosméticos, visto que ele possui um alto poder nutritivo para o tratamento capilar. Assim, este artigo irá destacar os benefícios dessa substância no cabelo e dar dicas de como aplicá-la da forma certa.
Você sabe o que é óleo de argan?
O óleo de argan é uma substância vegetal que se extrai da árvore de argan, a Argania Spinosa, que é nativa do Marrocos. Desse modo, ele se destaca por ter muitas propriedades cosméticas, ao passo que o seu uso é tanto para a pele quanto para o cabelo.
É um produto comum na indústria de cuidados pessoais pelo seu alto valor nutritivo, além disso, também possui vários outros compostos, por exemplo:
- um alto teor de ácidos graxos;
- antioxidantes;
- vitamina E;
- ômega 6 e 9;
- carotenoides.
O óleo vegetal de argan se destaca ainda pela sua versatilidade, ou seja, você pode aplicar tanto na forma pura ou adicioná-lo na fórmula de um cosmético. Assim, muitas empresas do ramo investem na substância como ingredientes dos seus produtos.
Alguns exemplos são os shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento capilar e os leave-ins. Em resumo, é um óleo que tem um alto poder de nutrição e tem o poder de dar mais vida ao seu cabelo.
Quais são os benefícios do óleo de argan para o cabelo?
O óleo de argan é um produto com propriedades naturais capaz de hidratar o seu cabelo de uma forma profunda e intensa. Em suma, isso se dá pelo fato de que essa substância vegetal possui uma rica composição de nutrientes, vitaminas e minerais.
O óleo natural de argan, além de hidratar os fios ao reter a umidade do cabelo, também é um forte agente para combater o frizz. Visto que a substância possui propriedades que ajudam a selar a cutícula dos fios.
Isso faz com que o seu cabelo fique mais resistente, evitando tanto a sua quebra quanto a queda. A princípio, tal fato é graças ao ácido oleico e linoleico, que o fortalecem. Dessa forma, ele fica mais forte, macio e com saúde.
Proteção contra danos
A proteção contra danos é um dos principais benefícios desse óleo vegetal. Em síntese, ele atua como um escudo, ao passo que, ao aplicá-lo no cabelo, cria-se uma camada nos fios, o que os preserva do:
- excesso de calor causado pelo secador;
- uso da chapinha;
- resíduos de produtos para cabelo;
- poluição;
- raios UV.
Isso mostra o quão importante é essa substância natural para a saúde do seu cabelo, o que a torna vital nos seus processos de autocuidado. Portanto, sempre opte por produtos capilares que tenham esse óleo vegetal em sua fórmula.
Previne as pontas duplas
As pontas duplas são um dos problemas que mais incomodam as mulheres, mas o óleo natural de argan ajuda a preveni-las. Todavia, vale o alerta para que a aplicação do produto seja com moderação para não gerar um excesso de oleosidade nos fios.
Quem tem a estrutura capilar com sérios danos também pode se beneficiar do uso das propriedades do argan no cabelo. Ao passo que ele faz a reparação das madeixas, bem como as revitaliza para deixá-las mais saudáveis.
Melhora a aparência
Ao dar mais saúde para o seu cabelo, esse óleo vegetal também atua na parte estética, proporcionando mais brilho aos fios. Do mesmo modo, os tornam maleáveis e suaves, além disso, você pode usá-lo como um condicionador para um tratamento mais intenso.
Como usar o óleo de argan no cabelo?
Você pode usar o óleo de argan como um agente antes de lavar o cabelo. Em suma, aplique uma pequena porção nas mãos e aqueça, após isso, passe sobre as pontas dos fios e deixe agir por 30 minutos.
Faça a lavagem ao término desse tempo com shampoo e condicionador. Contudo, há ainda outras maneiras de usar esse óleo, visto que ele é um produto muito versátil e útil para cuidar do cabelo, por exemplo;
- como condicionador, ao aplicar nas pontas e sem enxágue;
- finalizador, após terminar de lavar o cabelo;
- tratamento intensivo, da raiz às pontas;
- para proteger do calor do secador e chapinha.
Como pode notar, as propriedades do argan são muito úteis para o cabelo. Por fim, é vital lembrar que, ao aplicar o produto, você modere na porção, além disso, consulte sempre um profissional.