A aloe vera é uma planta milenar aliada da beleza capilar, que oferece diversos benefícios com o uso frequente. Por isso, descubra como ela age nos fios e como usar para ganhar uma aparência radiante de vitalidade e saúde.
O que é aloe vera?
Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta que tem sido cultivada há séculos, é conhecida efeitos medicinais e cosméticos. Esta planta resistente possui folhas que escondem um gel transparente com alta ação hidratante.
O gel que ela contém está repleto de nutrientes vitais para manter os cabelos hidratados e saudáveis. Entre os ativos mais notáveis que este gel possui estão, por exemplo:
- vitaminas;
- minerais;
- enzimas;
- aminoácidos;
Todos esses ativos deram a ele sua reputação de ser como um elixir natural. Assim, esta planta destaca-se por sua capacidade única de reter água em condições adversas e por ter efeitos hidratantes fora do comum.
Para que serve a aloe vera no cabelo?
A aloe vera hidrata os fios, porque é capaz de entrar nas cutículas capilares e fazer uma hidratação muito profunda. Com isso, deixa os cabelos macios e sedosos, bem como, cheios de vida e saúde.
Ela tem o poder de estimular os folículos, por isso, faz com que os fios cresçam de forma saudável. Desse modo, massagear o couro cabeludo com produtos à base desse ativo pode tornar as raízes mais fortes e melhorar a densidade capilar.
Além disso, por ter ação antibacteriana e antifúngica, é eficaz no combate à caspa e irritações no couro cabeludo. Assim, seu uso regular mantém a região livre de descamação e promove um ambiente capilar saudável.
Cabelos que sofreram danos por tratamentos químicos ou por muita exposição ao calor podem se beneficiar da sua capacidade de regenerar os fios. Isso porque, ele auxilia na reparação e fortalece os fios e assim, previne quebras.
Como usar aloe vera no cabelo?
Para ter os benefícios da aloe vera, você deve aplicar o gel ou produtos que tenham essa planta em sua composição direto no cabelo. Embora este ativo também seja usado para fins medicinais, aqui estamos nos referindo apenas ao seu uso capilar.
Assim, estes produtos podem ser tanto uma máscara capilar reconstrução, quanto um condicionador ou gel à base deste rico ativo. Algumas dicas importantes para observar durante o uso são:
- massagear o produto no cabelo e no couro cabeludo de forma suave;
- deixar agir por alguns minutos conforme o tempo do rótulo;
- enxaguar bem até retirar por completo.
De modo geral, essa planta é um ótimo elixir para a saúde capilar. Então, seja qual for o seu tipo de cabelo, usar produtos à base dela na sua rotina de cuidado capilar pode ser a chave para ter fios mais saudáveis, brilhantes e radiantes.
Reparação de danos e controle de oleosidade
Cabelos que tem danos por tratamentos químicos ou exposição excessiva ao calor podem se beneficiar da capacidade regenerativa dessa planta. Isso porque, ela auxilia na reparação de cutículas com danos, fortalece os fios e previne quebras.
Além disso, é uma aliada para quem tem os cabelos oleosos, pois, hidratar sem pesar os fios, ou seja, ajuda a equilibrar a produção de óleo. Assim, mantém os cabelos frescos e livres de oleosidade excessiva.
Proteção contra danos ambientais
O ativo da babosa cria um tipo de barreira protetora ao redor dos fios, que ajuda a protegê-los dos danos causados pelos raios UV, poluição e outros agressores ambientais. Desse modo, contribui para manter a vida e o brilho natural dos cabelos.
Além disso, o uso excessivo de itens como secadores e chapinhas, pode causar muitos danos aos cabelos. E este ativo age como um isolante natural, assim, protege os fios e reduz os danos pelo uso de fontes de calor em excesso.
Qual o efeito do ativo da babosa no cabelo?
Ele exerce uma série de efeitos positivos no cabelo, pois, tanto hidrata quanto nutre os fios. Esta planta é conhecida por ser hidratante e curativa. Assim, influencia de forma positiva diversos aspectos da saúde capilar.
Usar produtos à base de aloe vera em sua rotina capilar é um modo eficaz de ter esses benefícios e alcançar cabelos mais vibrantes e saudáveis.