Estar com o cabelo ressecado é um problema que afeta a autoestima das mulheres. Embora seja bem comum, isso pode acontecer por muitos fatores diferentes, por isso, é preciso averiguar hábitos e a alimentação para manter cuidados para recuperar os fios.
O que deixa o cabelo ressecado?
Entre as razões que podem deixar o cabelo ressecado cacheado, estão a falta dos cuidados certos no dia a dia e o excesso de água quente no cabelo. Além disso, o uso massivo de produtos químicos também faz com que haja a perda do brilho e resseque.
Até mesmo o próprio estado da fibra capilar colabora para que ele fique ainda mais ressecado. Isso porque, quando o cabelo está dessa forma, ele não consegue reter bem a hidratação.
Como saber se o cabelo está ressecado?
Um cabelo muito ressecado não possui brilho e nem movimento. De forma geral, as cutículas ficam parecendo expostas e os fios com uma aparência de quebradiços e desnutridos.
Esse problema pode acontecer por muitos fatores, inclusive, por uma predisposição dos fios. Contudo, a falta de uma rotina de cuidados feita da forma certa, pode fazer com que a questão se agrave e eles fiquem ainda mais ressecados.
O que é bom para cabelo ressecado?
A melhor coisa para um cabelo ressecado nas pontas é criar uma rotina de cuidados que devolvam a umidade, bem como, possa selar as cutículas. Ela evita a perda de água. Além disso, protege a camada interna da fibra de outros danos.
Tratar o cabelo por meio de uma rotina de cuidado capilar, bem como, usar os produtos certos para seu tipo de fio é vital para recuperar os fios doentes ou sem vida. Dessa forma, inclua no seu dia a dia:
- produtos umectantes;
- máscaras de tratamento;
- óleos finalizadores.
Os umectantes, são os responsáveis por deixar o cabelo com o aspecto mais macio e forte. As máscaras, por sua vez, conseguem garantir uma hidratação mais potente enquanto os óleos finalizadores selam os fios.
Evite fontes de calor
Secar ou modelar o cabelo, pode ser uma prática comum, mas que traz danos aos cabelos. Afinal, o uso em excesso de fontes de calor, como chapinhas, secadores e babyliss, podem ressecar ainda mais o cabelo e ainda fazer com que eles fiquem quebradiços.
O ideal para recuperar a saúde capilar é dar uma pausa ou reduzir o uso dos modeladores enquanto os fios ficam mais hidratados. Contudo, se não for possível e tiver que usar, é preciso aplicar um protetor térmico para cabelo antes para proteger as madeixas.
Como escolher os produtos certos para cabelo ressecado?
Na hora de escolher os produtos, você deve observar se eles são próprios para cabelo ressecado e também se são do seu tipo específico de fio. Isso porque, é preciso tratar a condição ressecada dos fios respeitando o tipo dele que pode ser:
- liso;
- ondulado;
- cacheado;
- crespo.
Desse modo, você consegue tratar e recuperar os fios em suas com produtos que tem fórmulas que foram feitas exatamente para as necessidades do seu cabelo. Além disso, ao escolher o óleo dê preferência aos de:
- rícino;
- argan;
- abacate.
Quando for escolher o creme de hidratação, opte por comprar aqueles que tem em sua fórmula ativos que ajudam a reter água, como o aloe vera, por exemplo. O efeito dos cremes com essa substância são ótimos, pois hidratam e também ajudam a selar a cutícula
Dica para quem tem cabelo longo e ressecado.
De modo geral, quem tem cabelos longos, sofre com o ressecamento das pontas. Que ficam com aquele aspecto de secas e sem vida. Se este for seu caso, use reparador de pontas e aposte em produtos que repõem os lipídios.
Além disso, por mais que seja difícil para quem tem cabelos longos renunciar a alguns centímetros, é crucial que as pontas sejam aparadas pelo menos a cada 3 meses para manter a madeixa saudável.
Então agora que você conhece todas essas dicas, fica mais fácil cuidar do cabelo ressecado. Lembre que criar uma rotina de cuidados é vital para a saúde capilar e que como tudo é um processo que se torna cada vez mais eficaz ao longo do tempo.