Dormir com cabelo molhado faz mal mesmo?

Dormir com cabelo molhado faz mal mesmo?

Dormir com o cabelo molhado é um hábito que muitas pessoas tem por ser um horário mais prático para cuidarem de si mesmas. No entanto, isso pode causar alguns problemas e vale a pena entender porque se aconselha evitá-la em sua rotina de uma vez por todas. 

Dormir de cabelo molhado é prático?

Quem tem uma rotina agitada, se beneficia de dormir de cabelo molhado, já que a noite costuma ter mais tempo livre. Mas, como secar pode ser um processo demorado, a opção de deixá-lo ao natural se torna um hábito comum para quem tem cabelo curto cacheado ou longo.

Ao finalizar o cabelo com creme de pentear ou o leave-in, esses produtos podem prolongar o tempo de secagem dos fios. Dessa forma, neste momento surge a preocupação, já que a prática traz alguns riscos para a sua beleza. 

Existem alguns mitos em torno desse assunto que são exagerados, no entanto, há algumas verdades. Então, o ideal é sempre que puder, garantir que o cabelo seque de modo total na hora de repousar, entenda o porquê disso a seguir.

Dormir com cabelo molhado faz mal mesmo?
Há desvantagens em dormir com o cabelo molhado. Imagem do Freepik

Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Faz mal dormir com o cabelo molhado, isso porque, esse hábito tende a enfraquecer os fios e deixar o travesseiro úmido. Assim, pode trazer vários prejuízos a saúde, como os listados a seguir, veja mais detalhes sobre eles.

Caspa

O primeiro problema que pode aparecer ao adotar a prática é a caspa, que também se chama dermatite seborreica. Isso porque, a umidade dos fios torna o ambiente ideal para proliferar fungos, o que leva as pessoas a terem caspas, ou ainda, agrava um quadro pré-existente. 

Queda de cabelo

Outra questão que pode surgir ao dormir com o cabelo ainda molhado é a queda excessiva dos fios. Dessa forma, quando está úmido, ele costuma ficar mais frágil e vulnerável aos danos externos, o que favorece os quadros de quebra e pontas duplas. 

Vale lembrar que o cabelo molhado tem o peso da água que atua sobre eles. Por isso, tende a puxar os fios ao longo da noite de sono, o que causa uma tensão no couro cabeludo e faz com que os fios se desprendam.

Infecções no couro cabeludo

Quando se deita no travesseiro com os fios úmidos, você abafa o couro cabeludo com essa água. Então, isso favorece um ambiente propício para que fungos e bactérias apareçam na sua cabeça, como, por exemplo:

  • caspa;
  • inflamações;
  • coceiras.

Essa situação pode até mesmo levar a sentir dor na região, por conta do desconforto que ela gera. Assim, é preciso se atentar e evitar dormir com o cabelo úmido.

Como secar o cabelo molhado mais rápido?

Para evitar dormir com o cabelo molhado, é crucial entender que você pode secá-lo em um curto período com algumas técnicas. Dessa forma, o principal ponto que precisa considerar é que os fios devem estar totalmente secos no momento de deitar.

Existem alguns cuidados para secar os fios de modo rápido. Por isso, uma das grandes estratégias adotadas por quem se importa com as suas madeixas é torcer os cabelos após o banho, mas, há outras opções, confira a seguir. 

Retire o excesso de água no banho

Ao finalizar o banho, torça o cabelo para remover o excesso de água. Assim, com esse processo você consegue retirar uma boa parte da umidade e faz com que ele seque mais rápido, o que acelera o processo.

Use toalhas de microfibra

As toalhas de microfibra possuem um alto poder de absorção e são grandes aliadas para secar bem as suas madeixas. Dessa forma, como possui um tecido macio, ela ajuda a reduzir o atrito com o cabelo molhado, o que também serve para evitar o frizz. 

Você pode secar os fios na toalha e também enrolar no tecido para agilizar a secagem. Então, as chances de conseguir deixá-los secos se torna bem maior quando se usa esse tipo de produto para cuidar do seu castanho claro natural.

Use pouco finalizador

Quanto mais finalizador você passar no seu cabelo, mais tempo ele demora para secar.  Portanto, se você lavá-lo à noite, use menos produto para secar mais rápido e não ficar com resíduo acumulado ao longo da noite.

Dormir com cabelo molhado faz mal mesmo?
Não dormir com o cabelo molhado é vital para evitar pontas duplas. Imagem do Freepik

Por que evitar dormir com o cabelo molhado?

Você deve evitar o cabelo molhado a noite para garantir que seus fios fiquem mais saudáveis. Por isso, siga os cuidados passados para ter madeixas mais bonitas, cheias de brilho e que não se quebram facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *