O cabelo danificado pode apresentar sinais que indicam que os fios estão em sofrimento e é preciso cuidar antes que possa ficar pior ou causar problemas permanentes. Ou seja, são um alerta que eles não estão saudáveis. Portanto, saiba como reconhecer se a sua saúde capilar corre risco e como remediar isso.
Quais são os sinais de um cabelo danificado?
Os sinais do cabelo danificado podem aparecer de muitas maneiras nos fios, desde redução do volume até pontas duplas. Assim, o ideal é procurar ajuda profissional para auxiliar na avaliação e tratamento dos fios, mas alguns danos podem ser notados, como:
- perda de volume;
- fios frágeis e quebradiços;
- pontas duplas;
- difícil para pentear;
- perda de brilho;
- falta de elasticidade;
- fios ásperos;
- cabelo opaco;
- fios secos.
Os fios perdem a vitalidade quando sofrem danos, assim, fazer tratamentos que ajudem a melhorar são muito importantes. Além disso, é muito necessário usar produtos de qualidade e de preferência, de linhas profissionais, como os da Treeliss.
Tentar recuperar os fios com danos com qualquer tipo de produto pode prejudicar ainda mais, ou seja, piorar o que já está ruim. Assim, investir na qualidade do creme, shampoo, condicionador e máscara para cabelo é fundamental para a saúde dos fios.
Cabelo seco é comum
O cabelo seco é um tipo de dano comum, pois isso acontece devido à perda de oleosidade natural dos fios. Ou seja, a rotina pode ajudar a deixá-los ressecados, como a exposição ao sol, poeira e secador, logo, mantê-los hidratados é a melhor opção.
O que pode deixar o cabelo danificado?
O uso intenso e frequente de secador e chapinha podem deixar o cabelo danificado, assim, saber a causa é o primeiro passo em busca da recuperação dos fios.
Portanto, quando os fios sofrem com essas ações, interromper é preciso. Além disso, vale mencionar ainda:
- uso excessivo de ferramentas de calor, como chapinha e secador;
- lavar sempre com água quente;
- usar muito produto químico, como progressiva.
São coisas que as pessoas incluem em suas rotinas e muitas vezes, não percebem que podem causar danos. Ou seja, são procedimentos que facilitam na hora de cuidar dos fios, mas que tem um custo para as madeixas, o que requer ações para remediá-los depois.
Hidratar é preciso para diminuir os danos
Fazer hidratação dos fios ajuda muito na recuperação, mas cada tipo de cabelo exige um produto específico. Desse modo, ler os rótulos e a descrição dos produtos é essencial na hora de comprar, para saber se serve ou não para o seu cabelo.
Como evitar o cabelo danificado?
Para não deixar o cabelo danificado é preciso cuidar dos fios todos os dias com algumas ações simples que evitam danos permanentes. Assim, ter os seguintes hábitos no dia a dia são necessários, como, por exemplo:
- usar protetor térmico antes de passar secador e chapinha;
- fazer hidratações;
- manter uma frequência de lavagem, não passar mais de três dias sem lavar;
- lavar com água morna ou fria;
- evitar usar muitos produtos químicos;
- usar vitaminas e óleo reparador;
- cortar a parte com danos;
- fazer cauterização.
São ações que qualquer tipo de cabelo precisa para que os fios fiquem sempre saudáveis e bonitos. Desse modo, não é difícil ter um visual lindo, o segredo é saber cuidar e usar os produtos adequados para isso.
O corte ajuda a retirar a parte com danos
Ter uma frequência e intervalo para cortar o cabelo é muito importante, principalmente para que os fios cresçam saudáveis. Portanto, é uma ação simples que faz muita diferença e ajuda a mudar o visual, como cabelo chanel com franja que dá um upgrade.
Transição capilar para dar adeus a química
A transição capilar do cabelo ondulado é uma forma de cuidar dos fios e dar adeus a química que causa muitos danos. Assim, é um procedimento que leva tempo, mas que o resultado é maravilhoso para quem encara o desafio e resolve deixar a química no passado.