Cuidar de um cabelo colorido, com certeza, dá um pouco mais de trabalho que cuidar de madeixas com a cor natural. Contudo, com dicas simples e práticas você alcança um cabelo cheio de vida. Em outras palavras, é possível ter fios saudáveis após a coloração.
Por que cuidar do cabelo colorido?
De forma geral, ter cabelos coloridos requer descoloração e este é um processo que por si só tende a danificar os fios. Ou seja, o descolorante retira o pigmento da cor natural do fio, para que o cabelo absorva a nova cor desejada.
Para isso, o produto abre a cutícula da fibra capilar elevando seu pH. Depois disso, o fio perde a sua capacidade de reter água. Após a coloração, o cabelo passa por um novo processo que altera e até danifica a estrutura capilar.
Ou seja, embora colorir o cabelo seja algo ótimo, inclusive, para a autoestima, é preciso se atentar que após a coloração, requer maiores cuidados capilares. Afinal, após isso, é provável que ainda use secador e outras fontes de calor.
Como cuidar do cabelo colorido?
O passo número um para cuidar do cabelo colorido é aumentar de forma significativa a hidratação. Isso porque, após a descoloração e a coloração, o cabelo teve sua capacidade de reter água comprometida. Então, a etapa de hidratá-lo deve se intensificar.
Além disso, na hora de escolher os produtos que vão compor seu cronograma capilar, a prioridade deve ser aqueles que sejam próprios para:
- reparar os danos;
- manter a cor;
- proteger os fios.
Dessa forma, se o seu cabelo estiver ressecado, busque por produtos para este tipo de dano. Bem como, veja shampoo, condicionador e demais itens de acordo com a sua cor atual.
Sobre a hidratação
É muito comum que o cabelo colorido fique com um aspecto opaco e ressecado, contudo, uma hidratação a cada 10 ou 15 dias com os produtos certos para seu tipo de dano capilar e de coloração, podem devolver a vida e a saúde das suas madeixas, para ficarem:
- macias;
- com brilho;
- nutridas.
Assim, o mais indicado para hidratar é usar máscaras de tratamento rápido durante o banho. Além disso, no caso dos cabelos loiros que começaram a emborrachar, algo comum para essa cor, recomenda-se a Máscara Hidratação Capilar Vegano Spa dos Loiros Treeliss.
Leave-in
A coloração pode causar danos ao cabelo, portanto, os cuidados com os fios devem ser dobrados. Além disso, após pintá-los é muito provável que se mantenha o uso de fontes de calor para modelar as madeixas. Dessa forma, eles podem sofrer ainda mais danos.
Então, para que isso não ocorra, antes de secar ou usar chapinha ou babyliss, use um leave-in para cabelo que contenha protetor UV e térmico. Com isso, os ficam seguros do secador e também do sol.
Pode lavar o cabelo colorido todo dia?
Alguns tipos de cabelo colorido podem ser lavados todos os dias, enquanto outros não. Isto é, a frequência de lavagem de quem passou pelo processo de coloração está relacionada mais ao tipo de fio do que com a cor.
Em outras palavras, cabelos oleosos, de forma geral, podem ser limpos com maior frequência, como todos os dias. Porém, se ele for seco, os intervalos devem ser maiores. Cabelos mistos, por exemplo, devem ter dois dias de intervalo entre uma lavagem e outra.
Assim, você deve observar qual é a necessidade do seu cabelo, se tiver oleoso, é preciso lavar. Do contrário, você pode usar uma touca na hora do banho e adiar um pouco o momento de higienizá-lo.
Tudo vai depender da quantidade de óleo e de impurezas que os fios acumularam ao longo do dia. Então, observe o que ele precisa e se perceber que ele está seco ou ressecado, evite lavar diariamente.
Tenha uma rotina de cuidados capilares
O ideal para quem coloriu os cabelos é criar uma rotina de cuidados capilares, com produtos específicos para seu tipo de cabelo. Também, que sejam capazes de recuperar os possíveis danos.
Assim, com o tempo, você consegue reconhecer a frequência correta tanto para lavar os fios quanto para fazer uma hidratação.