Cabelo chanel é um estilo de corte clássico que serve como uma das principais referências para quem deseja ter o cabelo curto. Dessa forma, ele funciona em todos os tipos de rosto e cabelo, o que torna esse corte prático e estiloso, veja como cuidar dele a seguir.
O que é cabelo chanel?
Cabelo chanel se caracteriza por um corte curto feito acima dos ombros e tem variações que pode chegar até o queixo ou acima. Assim, surgiu em 1920, quando a estilista Coco Chanel o adotou e deu seu nome, mas, se tornou popular na década de 40.
O corte ganhou releituras na década de 1990 e hoje serve para agradar desde as mulheres mais clássicas até as mais modernas. Então, os modelos do têm como principal característica o comprimento curto, na altura da nuca, mas podem ter várias formas.
Por que o chanel é tão popular?
Um dos motivos que o tornou famoso foi porque ele pode se adaptar para todos os tipos de cabelo. Por isso, com a finalização certa você pode atingir o visual que desejar a partir desse corte.
Esse é um penteado fácil de cuidar e que se reflete em algo prático para o dia a dia na rotina de cuidados. Portanto, veja a seguir quais são os principais cuidados que você precisa ter para conservar esse penteado.
Como cuidar do cabelo chanel?
O cabelo chanel é mais curto, o que faz que a oleosidade possa chegar rápido da raiz até às pontas. Assim, é importante usar produtos que equilibrem a esse aspecto na raiz e hidratem as pontas, o que é possível com algumas dicas como, por exemplo:
- use linhas de shampoo hidratante profissional e condicionador para cabelos mistos;
- hidrate bem para evitar que as pontas ressequem;
- tenha uma rotina capilar;
- corte de modo regular;
- penteie e desembarace os fios para deixá-los soltos e alinhados;
- use máscaras de tratamento a cada 15 dias;
- durma com touca de seda e nunca com ele molhado.
Ao seguir esses passos você constrói a sua própria lista de cuidados e consegue manter o aspecto saudável por mais tempo. Por isso, vale a pena começar com o básico e acompanhar o seu desenvolvimento para adaptar os cuidados ao que ele precisar.
Quais são os tipos de corte para cabelo chanel?
O cabelo chanel existe em diferentes variações, mas, todos mantêm o mesmo princípio de ser acima do ombro. Dessa forma, os vários modos de estilizar dão uma ampla gama de possibilidades para quem deseja ter esse estilo, conheça algumas opções.
Bico
O chanel de bico é uma bela alternativa para quem deseja emoldurar o rosto ao manter alguns centímetros a mais nas mechas frontais. Então, alguns cabeleireiros o consideram um corte mais para médio do que curto, por sua variação de tamanho.
É o melhor dos dois mundos porque garante o perfil alongado sem se tornar menos prático. Assim, para as onduladas, cacheadas e crespas, ele ainda disfarça o fator encolhimento. Além disso, se dá bem com o botox capilar, o que é bom para ficar saudável.
Chanel assimétrico
Com os fios curtos dá para esconder as pontas ralas e finas, um efeito que se obtém com o cabelo chanel. Isso porque, a diagonal criada na franja ajuda a disfarçar o efeito que é muito comum em cabelos lisos e ajuda a criar novas formas e proporções para quem quer inovar.
Curto
O corte curto é a opção exata para quem deseja a versão menor. Então, esse modelo se caracterizado por um corte acima do queixo, de modo que os fios contornem o seu rosto no formato de uma moldura.
Longo
A variação também funciona para o longo, que é eficaz para quem não quer alterar tanto o tamanho dos fios. Dessa forma, o estilo se caracteriza por ter o comprimento próximo aos ombros, ficando entre o cabelo curto e médio.
Chanel repicado
Essa é a versão onde ao invés da tradicional base reta, usa-se o tom repicado. Por isso, mantém o tamanho e adiciona um ar mais despojado com a técnica, o que dá volume e o deixa mais leve.
Para obter movimento é bom apostar nas camadas que conseguem tornar o penteado mais cheio. Assim, sempre foram populares e são ótimas formas de lidar com cortes ondulados, cacheados e crespos.
O cabelo chanel pode ter franja?
A franja no cabelo chanel pode mudar muito o visual e trazer uma noção alta de simetria. Mas, ao mesmo tempo, a geometria dos fios transmite um ar mais romântico e vintage, o que pode agradar quem busca esse estilo.