A transição capilar é um processo de mudança intensa no visual porque consiste em voltar às madeixas em seu aspecto natural após usar processos químicos, como a progressiva. Mas, para ter sucesso é preciso seguir alguns cuidados para proteger os fios.
O que é a transição capilar?
A transição capilar é o processo em que a pessoa deixa de usar produtos químicos que alisam ou modificam a estrutura natural dos fios. Então, na prática, ela renuncia a relaxamentos, progressivas, alisamentos e outros.
O processo, serve para quem quer deixar o cabelo cacheado e com volume natural. Mas, caso você tenha o cabelo naturalmente ondulado e deseja recuperar essa característica, ele também vai servir.
É bom saber que essa mudança não é apenas estética, uma vez que a pessoa passa por uma revolução emocional para aceitar os fios naturais e o aspecto deles no início.
O método ficou muito popular nos últimos anos porque as pessoas perceberam que não precisam seguir padrões de beleza. Então, na prática, esse é um processo de autoconhecimento e aceitação intensa.
Precisa cortar o cabelo?
Durante a transição, o corte não é obrigatório. Mas, muitas pessoas optam por remover de forma gradativa as partes alisadas. Assim, elas fazem um processo de troca entre os fios com química e naturais.
Hoje em dia, alguns indivíduos optam por usar tranças twists e outros para não cortar as madeixas e camuflar a diferença. Entretanto, essa é uma alternativa que está ligada direta ao gosto pessoal do indivíduo.
Independente da escolha, esse é um processo que requer cuidado e paciência. Desse modo, durante ele, você vai descobrir diversas técnicas que vão se adequar ou não ao seu gosto.
Quais são os melhores produtos para quem está passando pela transição capilar?
Para fazer o processo de transição capilar, você precisa investir em um bom shampoo sem sulfato. Isso porque, ele ajuda a limpar de forma suave o cabelo sem remover os seus óleos naturais. Aliás, ele é bom para os fios mais ressecados.
O condicionador hidratante é essencial para esse processo. Afinal, ele fornece os nutrientes que o fio precisa para crescer saudável e ajuda a controlar o frizz. Além disso, é essencial:
- adquirir uma máscara de tratamento intensivo;
- investir em um creme de pentear ou leave-in;
- usar óleos vegetais;
- ter um gel.
É essencial que todos esses produtos sejam sem silicones insolúveis. Isso porque, eles causam acúmulo nos fios e com isso, dificultam a hidratação. Ou seja, de forma direta, eles interferem em todo processo de transição.
Máscara de tratamento intensivo
A máscara de tratamento intensivo promove uma hidratação profunda. Inclusive, para potencializar ainda mais o processo, você pode investir em ampolas capilares.
As ampolas são produtos que vem com uma alta concentração de nutrientes. Desse modo, quando aliada ao creme citado, eles conseguem recuperar o brilho, maciez e beleza dos fios de forma prática.
Creme de pentear ou leave-in
O creme de pentear e leave-in para cabelo ajuda a desembaraçar os fios e manter a umidade ao longo do dia. Além disso, ele evita que você quebre as madeixas enquanto penteia e desembaraça.
É bom saber que eles podem auxiliar na definição dos cachos. Desse modo, para muitos ele é essencial no período em que os fios ainda não possuem um formato específico.
Óleos vegetais
Os óleos vegetais podem ser usados para selar a umidade nos fios. Assim, eles ajudam a reduzir o frizz, dá brilho, maciez e elasticidade. Ou seja, na prática, eles dão um aspecto mais saudável.
As melhores opções de óleo para quem está passando pela transição
Para quem está passando pela transição, o óleo de coco é uma excelente opção. Isso porque, ele é um ótimo hidratante e fornece brilho e as proteínas que os fios precisam. Mas, caso você não se dê bem com ele, aposte em outros, como:
- rícino e argan;
- abacate;
- jojoba;
- amêndoas.
Todos os itens citados ajudam a fortalecer os fios, dar brilho e maciez. Assim, qualquer um deles, vai te ajudar a alcançar madeixas bonitas mesmo durante o processo de transição.
Gel
O gel é bom para quem tem cabelo cacheado ou crespo. Isso porque, ele ajuda a definir os cachos durante a transição. Mas, é essencial usar pouco para que ele não fique com o aspecto pesado.
Quanto tempo demora a transição capilar?
A transição capilar dura em média de dois a três anos para estar completa. Mas, com os cuidados indicados, nos primeiros meses você já verá uma evolução nos fios. Assim, quando menos esperar, eles estarão deslumbrantes, naturais e saudáveis.