Manter um cabelo hidratado não é uma tarefa difícil. Afinal, basta ter alguns cuidados diários simples, para alcançar excelentes resultados. Então, se você sempre quis ter fios que exalam saúde e maciez, veja algumas dicas que vão te ajudar.
O que é um cabelo hidratado?
Um cabelo hidratado é aquele que consegue reter uma quantidade ideal de água e nutrientes. Assim, ele se mantém saudável, macio, flexível e muito brilhante. Além disso, possui outras características, como:
- tem boa maleabilidade;
- possui ótima elasticidade;
- não tem muito frizz
- o nível de porosidade é menor.
A verdade é que fios hidratados são identificados de forma imediata. Aliás, muitas vezes, eles são relacionados à saúde do corpo e da mente de forma geral. Desse modo, é essencial sempre buscar formas de alcançar esse estado.
Qual o segredo para ter o cabelo hidratado?
O segredo para ter o cabelo hidratado é investir em produtos que devolvem os nutrientes aos fios. Assim, usar o melhor kit de tratamento capilar contém máscara, condicionador, shampoo e leave-in, além de manter cuidados como:
- não exagerar na limpeza;
- usar protetores;
- cortar de forma regular.
A verdade é que para ter os fios hidratados, você não precisa investir métodos extraordinários. Afinal, basta tomar cuidados simples e rápidos, que já será possível obter bons resultados.
O melhor kit de tratamento capilar
A melhor opção de kit de tratamento capilar será aquela que se adeque a realidade dos seus fios. Desse modo, o primeiro passo é ver se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo.
Veja se os seus fios passaram por processos químicos, estão ressecados ou com outros problemas. Ou seja, na prática, você precisa estudar a estrutura das suas madeixas para fornecer o que ela precisa.
Os kits vêm com shampoo, hidratação, condicionador e leave-ins. Mas, para ter um efeito melhor, o ideal é potencializar investindo em protetores térmicos, ampolas capilar e outros.
Protetores capilares
Os protetores capilares mantém os nutrientes, brilho e maciez dos fios. Desse modo, ele é essencial para o dia a dia. Além disso, a sua importância se intensifica se você for usar chapinha ou secador de cabelo.
Excesso de limpeza
O excesso de limpeza pode retirar o óleo natural dos fios. Desse modo, eles acabam ficando mais ressecados, o que é o contrário da meta. Então, se higienize o cabelo de forma coerente. Ou seja, avalie se:
- o cabelo é oleoso ou cacheado;
- a prática de atividade física;
- os tratamentos químicos;
- as condições ambientais;
- o tipo de limpeza
Todos os pontos citados, são basilares para definir a frequência ideal de higienização dos fios. Portanto, para você definir o intervalo perfeito, saiba mais sobre cada um deles.
Cabelos oleosos
Quem tem cabelo oleoso, precisa lavá-lo com uma frequência maior. Então, nesse caso, não há problema em realizar o processo um dia sim e um dia não. Mas, desde que isso seja feito com shampoo comum.
Cabelos cacheados
Os cabelos cacheados, tendem a ser mais secos. Assim, eles não precisam de uma lavagem com frequência alta. Ou seja, apenas uma ou duas vezes na semana basta.
Qual a frequência ideal para quem pratica atividade física?
A depender da intensidade da atividade física, o ideal é realizar a limpeza todos os dias. Mas, para repor os nutrientes e trazer umidade para os fios, é bom investir em ampolas e óleos capilares.
As ampolas proporcionam uma nutrição mais intensa dos fios. Assim, ele vai conseguir absorver os nutrientes e se manter saudável, mesmo com a frequência nas lavagens.
O óleo faz o trabalho de manter os fios com brilho e hidratado mesmo com a frequência na higienização. Contudo, cuidado para não exagerar e com isso, acabar deixando um aspecto pesado.
Condições ambientais
Ambientes que tem maior umidade ou poluição, fazem com que os fios acumulem mais sujeira. Desse modo, será preciso lavar pelo menos a cada dois dias para mantê-lo saudável.
Tratamentos químicos
Madeixas que passam por processos químicos regulares como colorações, alisamentos ou permanentes, precisam ajustar com frequência a lavagem. Portanto, nesse caso, o ideal é pedir a opinião do seu cabeleireiro para que ele indique o tempo ideal.
Em caso de tinturas, um bom método é o co wash. Isso porque, ele consistem em usar condicionador no lugar do shampoo, suavizando a limpeza. Assim, você consegue manter a cor viva por mais tempo.
Qual é a melhor técnica para deixar o cabelo hidratado?
A umectação capilar é a melhor técnica para manter o cabelo hidratado. Isso porque, ele promove uma hidratação profunda com óleos vegetais, que nutrem, restauram os fios e recuperam a umidade. O processo, aliás, é bem simples e consiste em:
- escolher o óleo adequado;
- dividir o cabelo;
- enluvar o fio com o produto;
- deixar agir por pelo menos 30 minutos;
- lavar para remover todo óleo.
O óleo pode ser o de argan, rícino, oliva, coco ou azeite. Afinal, eles são ricos em nutrientes e com isso, vão atingir o objetivo com facilidade. Ou seja, você vai conseguir ter cabelos lindos e hidratados de forma constante.