A vinhoterapia capilar é uma boa opção para quem quer alcançar fios lindos e saudáveis. Assim, ela é muito utilizada por várias pessoas no mundo. Mas, para saber se esse tratamento oferece tudo aquilo que as suas madeixas precisam, saiba melhor sobre ele.
O que é vinhoterapia capilar?
A vinhoterapia capilar é um tratamento para o cabelo que usa extrato de uva ou vinho para realizar uma ação antioxidante e nutritiva. Assim, traz quatro benefícios, por exemplo:
- hidratação;
- nutrição;
- brilho;
- fortalecimento.
Esse tratamento fornece os quatro pontos basilares para o seu cabelo estar sempre bonito e saudável. Mas, para que você veja isso com mais clareza, saiba mais sobre eles logo abaixo.
Hidratação
O vinho possui muitas propriedades hidratantes, que deixam os fios com uma melhor elasticidade e suavidade. Além disso, ele tem um aroma inigualável que vai deixar as suas madeixas sempre cheirosas.
Nutrição
A nutrição acontece porque esse elemento é rico em polifenóis e antioxidantes. Desse modo, ele previne danos causados por agentes externos como tinturas ou até mesmo alisamentos.
Brilho
O produto ajuda a melhorar o brilho e a luminosidade dos fios. Assim, se você passou por algum procedimento que o deixou opaco, investir nesse método é a solução ideal.
Fortalecimento
A uva tem propriedades que ajudam a fortalecer os folículos capilares. Portanto, com ela, as suas madeixas terão força para crescer de forma saudável, bonita e com menos riscos de quebras.
A vinhoterapia capilar leva formol?
O processo de vinhoterapia capilar, via de regra, não contém formol. Isso porque, ela tem como base o uso de extratos de uva ou vinhos e outros produtos naturais. Aliás, vale saber que devido a isso, os ricos de quadro alérgicos são menores.
Ela é boa para qualquer tipo de cabelo?
O tratamento é ideal para qualquer tipo de cabelo. Assim, você pode aplicá-lo em madeixas lisas, onduladas, cacheadas e crespas. Mas, existem alguns cenários em que ela é mais necessária, como:
- fios danificados;
- cabelos secos;
- madeixas oleosas.
Como foi dito, ela ajuda a fortalecer os fios. Desse modo, se o cabelo passou por algum processo químico intenso, ele é o ideal para recuperar a saúde, brilho e maciez.
No caso das madeixas secas, como a técnica proporciona uma hidratação profunda, ela resolve esse problema. Por fim, no caso das versões oleosas, com as propriedades adstringentes, ajuda a reduzir esse quadro.
Quando não usar o método?
O método não é indicado quando há algum sinal de alergia. Então, caso você comece a sentir coceira ou vermelhidão no couro cabeludo, pare o processo de forma imediata para que a situação não piore.
Caso mesmo após o fim do uso do produto os sintomas persistam, o ideal é buscar ajuda de um médico. Assim, ele vai indicar o remédio adequado para resolver a situação. Além disso, é bom evitar em caso de:
- gravidez ou amamentação;
- cabelos com alto nível de dano.
Em relação à gestação, muitas mulheres grávidas ou lactantes precisam ter cuidado ao usar produtos químicos. Desse modo, o ideal é sempre pedir a opinião de um médico especializado.
Cabelos com alto nível de dano
O tratamento ajuda a reparar os danos dos fios. Mas, quando eles estão em um estágio muito avançado, o ideal é consultar um especialista para que ele possa indicar o melhor método para aquele cenário, que inclusive, pode ser o de vinhoterapia.
Como aplicar a vinhoterapia capilar?
Para aplicar a vinhoterapia capilar, primeiro você precisa lavar os fios, para isso use um shampoo antioleosidade. Em seguida, divida o seu cabelo em mechas finas e aplique a mistura do produto na raiz até as pontas.
Durante essa etapa é crucial massagear bem as madeixas para o item penetrar de forma eficiente. Além disso, não deixe de tomar alguns cuidados, como:
- seguir o tempo de ação descrito na embalagem;
- enxaguar bem após o tempo de pausa.
O último processo é deixar o cabelo secar de forma natural. Mas, claro que você pode remover o excesso de água com auxílio de uma toalha. Desse modo, é possível adiantar essa etapa.
Em relação à frequência, o intervalo ideal é a cada 15 dias. Portanto, se os fios estiverem saudáveis, você pode executar a ação uma vez no mês.
Após a primeira aplicação já será possível ver uma melhora nas madeixas. Então, com pouco tempo, ela terá o aspecto impecável que sempre fez parte dos seus sonhos.